Fundos

FIP MOV 2 - SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA COM FOCO NA AMAZÔNIA

FIP MOV 2 – Soluções Baseadas na Natureza com foco na Amazônia foi lançado em dezembro de 2022 e terá 12 anos de duração. Seu objetivo é apoiar negócios que induzam e fortaleçam um novo paradigma de desenvolvimento na região amazônica, conciliando regeneração do bioma, qualidade de vida e desenvolvimento econômico por meio da Bioeconomia e Inovação.

O fundo investe em negócios que valorizam florestas, revertem desmatamento, regeneram áreas degradadas e promovem bem-estar social e afluência na região amazônica. Adota estratégias específicas para cada estágio de degradação da floresta (floresta preservada, floresta degradada, áreas desmatadas e áreas degradadas), além de dedicar atenção aos desafios das cidades amazônicas, onde residem mais de 28 milhões de brasileiros.

Suas teses de investimento são:

    • Bioeconomia, Agricultura e Florestas
    • Alimentação Saudável para as Pessoas e para o Planeta
    • Educação para o Futuro do Trabalho
    • Habilitadores do Desenvolvimento Sustentável

Empresas atualmente no portfólio:

  • Symbiomics: empresa de biotecnologia que desenvolve fertilizantes, estimulantes e defensivos biológicos para a agricultura a partir de microrganismos presentes no solo. Investida desde 2022.

FIP MOV 1

O FIP MOV 1 foi formalmente lançado em 2015, com duração de 10 anos. Focando nas teses de Biodiversidade & Florestas, Cidades Sustentáveis e Educação, o fundo investiu nas seguintes companhias:

      • Biofílica Investimentos Ambientais S.A.: focada na regeneração e conservação de florestas a partir da produção, certificação e comercialização de créditos ambientais, (principalmente Carbono), investida desde agosto de 2008. Em 2021 a Ambipar assumiu o controle da companhia, que passou a se chamar Biofílica Ambipar Environment.

      • EBES Sistemas de Energia S.A., hoje denominada Órigo Energia: organização que tem o compromisso de massificar o uso de energia solar distribuída no Brasil, investida desde março de 2011.

      • Terra Nova Regularizações Fundiárias Ltda.: empresa que oferece serviços de mediação de conflitos humanos para a regularização fundiária de interesse social em áreas urbanas ocupadas irregularmente, investimento realizado em março de 2013.

      • TriCiclos Gestão Sustentável de Materiais S.A.: organização focada em oferecer soluções inovadoras de economia circular aplicada, investida desde junho de 2014.

      • Tuneduc Assessoria Empresarial Ltda., atualmente chamada Por A + B: empresa que objetiva melhorar a educação por meio da geração de conhecimento e práticas baseadas em evidências, investida desde 2016.

      • Audsat Gestão e Monitoramento de Riscos: empresa de sensoriamento remoto e monitoramento do uso do solo e das florestas brasileiras, investida em 2018. Em 2022 o FIP MOV 1 vendeu sua participação para os sócios da SCCON Geospatial.

      • Sollar Sistemas de Energia: companhia cujo objetivo era atuar no mercado de sistemas de geração de energia solar para a baixa renda, recebeu pequeno aporte do fundo em 2019 e foi descontinuada alguns meses depois.

    Ao todo, para realizar os 7 investimentos, a equipe da MOV analisou 1.477 oportunidades.

    Em 2015, 2016 e 2018, o FIP MOV 1 recebeu o certificado GIIRS (Global Impact Investment Rating System), um dos principais sistemas de avaliação de impacto social e ambiental de fundos a nível global, desenvolvido pelo B-Lab. Essa certificação é baseada na Avaliação de Impacto B de cada empresa do nosso portfólio e na Avaliação das Práticas do Fundo. A figura abaixo demonstra a avaliação das empresas do portfólio à época, bem como a avaliação geral do fundo:

     

    [1] A avalição GIIRS para fundos foi descontinuada em 2019. [2] A empresa Tuneduc passou a se chamar Por A+B a partir de 2020.

    Nas duas primeiras avaliações o FIP MOV 1 foi um dos fundos mais bem colocados, sendo considerado um dos 50 Best for The World Funds. Em 2018, o FIP MOV 1 foi eleito Top 10 nas categorias: Governance Impact Business Model & Operations; Environment Impact Business Model & Operations; Workers Operations; e Community Impact Business Model.