canada goose jas https://www.styleandthecity.nl parajumpers outlet http://www.canadagoosestore.be/

O que rolou nos últimos anos no Setor de Investimento de Impacto no Brasil?

out 17, 2017
Mov Investimentos

Em setembro a MOV completou 5 anos de vida! Uma jornada repleta de aprendizados, desafios, conquistas e muita inspiração. Acompanhamos também mudanças importantes no setor de investimento de impacto no Brasil nesses últimos anos e gostaríamos de compartilhá-las com vocês.

Estamos crescendo! 

O termo “investimento de impacto” foi cunhado em 2007 pela Rockefeller Foundation e logo os primeiros negócios de impacto foram financiados também no Brasil. Um embrião da MOV surgiu pouco tempo depois, para então formalizarmos nossas atividades em 2012. Desde então, vemos o setor em constante crescimento, dos 579 negócios sociais identificados pela Pipe no Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental de 2017, 79% está buscando investimento.

Empreendedores estão mais qualificados

A busca por trabalhar com algo que tenha mais significado e que vá além do financeiro já permeia uma parcela importante da nossa população, e nas mais diversas faixas etárias. Do esgotamento do modelo mais tradicional de se fazer negócios, vemos um número maior de desbravadores muito qualificados empreendendo com impacto.

A maioria dos investimentos de impacto no Brasil se concentram nos setores de inclusão financeira, saúde, educação e agricultura, segundo o relatório Panorama do Setor de lnvestimento de Impacto na América Latina, da ANDE.

A avaliação de impacto ainda é um grande desafio

A mensuração do impacto é um importante instrumento para medirmos o real poder de transformação de cada negócio, entretanto, ainda é um desafio entendermos quais métodos de medição devem ser utilizados e qual a melhor forma de implantá-los.

As grandes questões estão relacionadas ao equilíbrio entre:

Para nos ajudar neste desafio temos parcerias com renomadas instituições de ensino no Brasil e nos EUA.

O que já alcançamos

Hoje, a MOV já investiu em 5 empresas nos setores de floresta e biodiversidade, energias renováveis, direito de propriedade e habitação, reciclagem e educação. Estas, ao longo de suas trajetórias, expandiram-se em 8 empresas, através da formação de joint ventures, para desenvolver e alavancar oportunidades de impacto. Desde o início, atuamos também no fortalecimento do setor e disseminação de conhecimento participando de eventos, bancas de negócios, fóruns de discussões relevantes, entre outros.

Acreditamos no potencial de transformação de negócios de impacto socioambiental e por isso, estamos comprometidos em continuar este MOVimento por muitos anos mais!

 

Saiba mais sobre Investimento de Impacto

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + três =