Dicas para avaliação do impacto socioambiental do seu negócio

O que é avaliação de impacto?

Enquanto negócios tradicionais são avaliados sob a ótica de risco e retorno financeiro, os negócios sociais possuem uma terceira dimensão essencial: o impacto.
A avaliação de impacto está associada à busca por evidências da relação de causa e efeito entre o negócio avaliado e a transformação desejada, se propondo a responder:

“Qual é o efeito de uma iniciativa sobre um resultado de interesse?”

Por que avaliar?

Avaliar o impacto social e ambiental do negócio é extremamente importante para a organização comprovar sua capacidade de gerar os resultados sociais e ambientais propostos. Além disso, outras razões são:

Como avaliar?

Uma prática interessante para iniciar esse processo é definir a Teoria da Mudança do negócio de impacto, a qual descreve a lógica de como um projeto alcançará os resultados socioambientais pretendidos. Essa teoria pode ser desenhada com o auxílio da “cadeia de valores”, um modelo simples que estabelece a sequência de eventos que levam à geração de impacto.

Fonte: INSTITUTO DE CIDADANIA EMPRESARIAL E MOVE SOCIAL. Métricas em Negócios de Impacto Social, 2017. Adaptado de THE ROCKEFELLER FOUNDATION. Catalog of Approachs to Impact Measurement, 2008

 

Existem diversas metodologias e definições para avaliação de impacto, algumas abordagens são aplicáveis a diferentes projetos, possibilitando a comparação entre negócios, enquanto outras são mais personalizadas.

Algumas referências do setor são:

Como fazemos aqui na MOV?

Entendemos que a transformação começa com empreendedores motivados a resolver problemas que estão intrinsicamente relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030.
Em seguida, identificamos, segmentamos e quantificamos o tamanho da necessidade ou do problema, em seu contexto geográfico. O modelo de negócio é então definido e um plano de negócios é elaborado incluindo outputs, ações para fortalecimento do ecossistema e outcomes esperados. Outputs e outcomesentão são medidos, por nós e/ou por parceiros, e cotejados contra o problema que buscam resolver. A meta final é gerar uma contribuição relevante para o alcance do ODS.
Também utilizamos o sistema de avaliação GIIRS como ferramenta de mensuração complementar. Em 2016 a MOV se tornou uma Empresa B certificada e o FIP MOV 1 foi avaliado pela B Lab/GIIRS.

 

 

 

Para saber mais acesse nosso Relatório de Impacto.